SATISFAÇÃO

93,91%

INSV Referente ao mês

Novembro/2025

INSV - VAREJO ÓPTICO

ANÁLISE DO MÊS

No mês de novembro de 2025, 93,91% dos comentários compartilhados espontaneamente na internet pelos consumidores sobre suas experiências no varejo ótico foram positivos, de acordo com o Índice Nacional de satisfação do Varejo, apurado pela Inroots. Isto corresponde a um aumento de 0,49 pontos na satisfação com relação ao mês anterior. Esse é o maior valor do índice em todo o ano.


Para obtenção do indicador de novembro deste ano, foram analisados os comentários dos consumidores no ambiente online com relação às suas experiências de compra em 675 lojas. Este monitoramento é pautado pelo conteúdo presente nos resultados dos mecanismos de busca, nos sites de review e nas interações nas redes sociais.



CATEGORIA DOS COMENTÁRIOS


No período, o tema mais comentado sobre a experiência de compra foi o atendimento, com 69,44% das menções, repetindo a liderança do mês anterior. Em seguida vieram, produto com 18,67%, preço com 7,82% e loja com 4,07%. 


A análise dos últimos meses mostra que para o consumidor do varejo óptico, o elemento mais importante na satisfação da experiência de compra continua sendo a qualidade dos serviços prestados pelo atendimento na loja e no serviço de pós-venda.


ENTENDA O INSV


O INSV, Índice Nacional de Satisfação do Varejo é um indicador desenvolvido pela Inroots, que apresenta mensalmente o nível de satisfação dos consumidores com relação às empresas do varejo no Brasil. Para isso, são coletados e analisados mais de 50.000 comentários espontâneos na internet sobre as experiências de compra dos shoppers.


PARCERIA INROOTS - ABIÓPTICA


A Inroots, em parceria com a Abióptica, traz mensalmente o nível de satisfação do consumidor do segmento óptico brasileiro. Para o cálculo desse indicador, a Inroots utiliza a mesma metodologia do INSV, Índice Nacional de Satisfação do Varejo, que é empregada no cálculo do indicador de 10 segmentos distintos do varejo nacional. Nesse caso específico, o indicador é exclusivamente relacionado às principais empresas do varejo ótico nacional, permitindo uma análise mais acurada do segmento.


A Inroots também traz mensalmente o nível de satisfação de outros segmentos do varejo nacional. Para isso, basta clicar no botão abaixo. Repare que neste caso, trazemos o indicador agrupado do segmento ótico, bijoux, bolsas e acessórios.

PARCERIA INROOTS - ABIÓPTICA


A Inroots, em parceria com a Abióptica, traz mensalmente o nível de satisfação do consumidor do segmento óptico brasileiro, tendo como metodologia o INSV.


ENTENDA O INSV


Ele é uma medida de satisfação do consumidor brasileiro que avalia a qualidade dos bens de consumo e serviços dos vários setores representativos das empresas de varejo no país. 


Essa qualidade é expressa por meio da opinião do consumidor, que ele publica espontaneamente na internet, e refere-se a um bem de consumo ou serviço adquirido e utilizado. A satisfação medida pelo INSV fundamenta-se, então, na experiência de consumo acumulada. 


O INSV possibilita que o estudo da “curva de demanda em função da qualidade dos bens de consumo e serviços” ganhe uma nova interpretação. A qualidade não é mais avaliada apenas por meio da eficiência do processo de produção, mas também de acordo com a interpretação do próprio consumidor. Utilizando-se de inteligência artificial, a Inroots capta e interpreta a atuação do consumidor na internet por meio de um dicionário semântico com 30 mil palavras, expressões, gírias e até emoticons. 

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