A importância dos dados para as decisões do varejo
Se ao longo da história as grandes riquezas já foram as terras, o ouro ou o petróleo, hoje, a tecnologia fez com que os dados se tornassem o principal ativo da nova economia. Utilizar as melhores informações para o negócio é o verdadeiro diferencial competitivo.
De olho no valor que os dados trazem para os negócios, o INSV (Índice Nacional de Satisfação do Varejo), criado pela Inroots, monitora e analisa todo mês mais de 50 mil comentários de diferentes segmentos do setor. É uma base capaz de detalhar a experiência de compra do consumidor em várias categorias, como: produto, atendimento, preço e loja. É possível conhecer de maneira bastante abrangente o que um consumidor publica sobre as suas compras nos canais físicos e digitais.
Para o varejista, ter acesso a esses dados é a chance de entender o que move o desejo de compra dos clientes, suas principais demandas de satisfação e até a possibilidade de antecipar as mudanças de comportamento para criar oportunidades de vendas.
Mas não basta apenas contar com uma grande quantidade de informações. É fundamental saber como elas podem ser utilizadas dentro do contexto do negócio. Só com uma análise criteriosa do Big Data gerado pelos consumidores o varejista consegue desenvolver estratégias assertivas, que atendam às necessidades de seus clientes e aumentem as vendas.
Transformação digital só existe com o uso correto dos dados
Nos últimos anos, muitas empresas do varejo entraram para os ambientes digitais. O E-commerce e as redes sociais se tornaram canais de venda decisivos para os negócios, e esse é um movimento que só vai crescer.
No entanto, quando pensamos no aumento de vendas e na fidelização de clientes pelos canais eletrônicos, é preciso entender que ter um perfil no Instagram ou fazer o atendimento pelo WhatsApp não é suficiente. Mais do que disponibilizar novas formas de contato, o varejista precisa saber como está a experiência de compra do cliente e de que forma ele pode otimizar suas ações.
Quando se pensa em uma experiência omnichannel, o varejista deve ter em mente que precisa entregar a melhor satisfação nas lojas físicas e nos canais online. Além disso, para aumentar as vendas é preciso encontrar novas formas de impactar os clientes a todo momento. Isso é possível melhorando a estrutura já existente ou aproveitando lacunas deixadas pela concorrência.
O uso dos dados na prática
“Não encontrei”, “não tem lá”, “impossível achar”. Comentários como esses sobre a falta de produtos foram a faísca para uma rede de supermercados da região sul do Brasil explorar um diferencial competitivo.
A partir da coleta, análise e da classificação dos comentários dos consumidores, o varejista percebeu que muitas pessoas reclamavam com frequência da ausência de determinados produtos. Com essa informação em mãos, a rede investiu na ampliação dos produtos identificados e se fortaleceu onde estava a fragilidade da concorrência.
A rede de supermercados não só passou a contar com um estoque maior da linha de produtos que os consumidores buscavam em suas lojas, como também ampliou a oferta com variedades que sequer existiam nos concorrentes. Depois, fez uma divulgação para destacar esse diferencial e, desde o início da estratégia, contabilizou o crescimento de 18% das vendas em comparação ao período anterior à ação.
Antecipar tendências é sair na frente da concorrência
O fenômeno observado pela rede de supermercados é apenas uma das variáveis possíveis e, de acordo com os dados do INSV, não foi um caso isolado.
Em outubro de 2022, o INSV analisou 6533 comentários de consumidores nos supermercados e identificou que reclamações sobre a falta de variedade de produtos era um tema recorrente que apareceu em 13,19% das queixas. Ou seja, é possível que a mesma estratégia utilizada no sul do país pudesse ter sido utilizada em outras regiões.
Ao longo do ano, novas tendências, mudanças de comportamento e oportunidades de encantar o consumidor surgem e, com elas, novas portas se abrem para que o varejista inicie com uma estratégia certeira.
Quer saber mais sobre a satisfação de seus consumidores através do site da Inroots ou mande um e-mail para: contato@inroots.com.br.
Quem é a Inroots?
A Inroots é uma empresa de estratégia, tecnologia e marketing para empresas do varejo, com mais de 20 anos de experiência e inúmeros casos de sucesso. Nossos pilares de atuação incluem: análise da satisfação dos consumidores, estratégia de comunicação, digital e CRM.
Como analisamos os dados de comportamento de compra dos clientes?
Com a combinação de dados da pesquisa tradicional e as informações espontâneas geradas pelo consumidor na internet, a Inroots monitora, captura e analisa mais de 50 mil comentários sobre as experiências de compra em vários segmentos do varejo, como: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência, Eletromóveis, Drogaria e Perfumaria, Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral, Moda, Calçados e Artigos Esportivos, Material de Construção, Food Service, Livrarias e Papelarias, Óticas, Joias, Bijoux, Bolsas e Acessórios, e outros segmentos. Para mais informações, consulte o site do INSV.
Compartilhar









