A satisfação do consumidor é a principal tendência para 2023
Se você tiver que escolher um componente da sua estratégia de varejo, ao longo do próximo ano, não pense duas vezes: a satisfação do consumidor é o que há de mais importante.
Novas tendências, novos produtos e novas formas de se comunicar vão surgir, mas, em qualquer decisão que o varejista tiver, a satisfação do consumidor precisa estar em primeiro plano.
Afinal, qualquer inovação que se estabeleça no mercado tende a ser replicada pelo mercado. Ao contrário da satisfação do seu cliente, essa é única.
Por que a satisfação é tão importante?
Primeiro, por uma questão matemática. Diversas pesquisas e diversos estudos mostram que manter os clientes fiéis é muito mais lucrativo do que adquirir novos compradores. E não há melhor forma de manter a lealdade da clientela do que uma alta satisfação.
Quando a satisfação se mantém no topo, é possível garantir os clientes em longo prazo, o que reduz os investimentos de aquisição de novos compradores. Ao oferecer uma boa experiência, a empresa não só evita que o seu cliente vá para a concorrência como, também, elimina as chances de qualquer propaganda negativa por parte desses compradores.
Os novos consumidores são cada vez mais influenciados por amigos, parentes e, em tempos de conectividade total, por outras experiências de compra que estão nas plataformas digitais.
Um dos principais equívocos das empresas é olhar para a satisfação do cliente, apenas, em momentos de crise, quando há uma queda sensível nas vendas ou algum fato relevante que prejudique a reputação da marca.
Por isso, quem for capaz de avaliar a satisfação do consumidor em tempo integral, estará muitos passos à frente da concorrência. Como já foi colocado pela empresa McKinsey & Company, existem três C’s que garantem a satisfação do consumidor: consistência, consistência e consistência.
É preciso acompanhar a satisfação o tempo todo
Por definição, a satisfação é a medida que determina o quanto os produtos e serviços de uma empresa atendem às expectativas do consumidor.
Muitas vezes, quando se fala em clientes satisfeitos no varejo, o preço é a primeira coisa que vem à mente; mas não é bem assim. Nos últimos anos, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente e há múltiplos fatores que devem ser considerados.
Os componentes da satisfação são muitos e não é, apenas, com o preço mais baixo que uma loja ou bandeira vai alcançar uma boa satisfação do cliente.
O INSV (Índice Nacional de Satisfação do Varejo) possui quatro componentes principais: produto, atendimento, preço e loja. Porém, dentro de cada um dos pilares, há inúmeros fatores capazes de aumentar ou derrubar a satisfação. São detalhes que fazem toda a diferença, como a disponibilidade de um produto na prateleira, a cordialidade de um atendente ou a limpeza do banheiro de um supermercado.
A conveniência e a facilidade de compra nunca foram tão decisivas para a satisfação do consumidor e, embora encantar o público com grandes campanhas e boas sacadas publicitárias colaborem para atrair os compradores, evitar os atritos e as experiências ruins é o que o vai fidelizar o cliente.
Como problemas sempre estão sujeitos a acontecer, o melhor a fazer é agir e corrigir os erros o mais rápido possível. Por isso, fazer o acompanhamento constante da satisfação é uma tarefa que a sua empresa deve fazer para ontem.
Como medir a satisfação do cliente
Há três anos, a Inroots criou o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV) e possui as ferramentas que monitoram as mais diferentes plataformas digitais das empresas. Todo mês são mais de 50 mil comentários de consumidores que são coletados, analisados e classificados de acordo com a experiência de compra de cada pessoa.
Com esse Big Data disponível, é possível acompanhar, em detalhes, tudo o que um consumidor comenta e compartilha publicamente sobre as suas compras, nos canais físicos e digitais. Do lado do varejista, contar com esses dados possibilita não só acompanhar as variações de satisfação da sua loja, mas, também, os movimentos do mercado e as tendências de comportamento dos clientes que oferecem novas oportunidades para aumentar as vendas e, claro, melhorar a satisfação do consumidor.
Quem é a Inroots?
A Inroots é uma empresa de estratégia, tecnologia e marketing para as empresas do varejo, com mais de 20 anos de experiência e inúmeros casos de sucesso. Nossos pilares de atuação incluem: análise da satisfação dos consumidores, estratégia de comunicação, digital e CRM.
Como analisamos os dados de comportamento de compra dos clientes?
Com a combinação de dados da pesquisa tradicional e as informações espontâneas geradas pelo consumidor na internet, a Inroots monitora, captura e analisa mais de 50 mil comentários sobre as experiências de compra em vários segmentos do varejo, como: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência, Eletromóveis, Drogaria e Perfumaria, Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral, Moda, Calçados e Artigos Esportivos, Material de Construção, Food Service, Livrarias e Papelarias, Óticas, Joias, Bijoux, Bolsas e Acessórios, e outros segmentos. Para mais informações, consulte o site do INSV.
Compartilhar









