É possível ser competitivo sem focar, exclusivamente, em oferta de preço?
Na busca para se destacar da concorrência, muitos varejistas apostam na guerra de preços e na disputa de quem vende mais barato. No fim, a consequência é que, se todos usarem essa mesma estratégia, a rentabilidade do negócio se dissolve e, no médio prazo, todos saem perdendo.
Porém, se os olhos estiverem voltados, com atenção, ao comportamento do consumidor e à quantidade de dados disponíveis, é possível identificar outras formas para uma empresa se tornar mais competitiva e fidelizar os clientes. Uma delas é mapear os atributos capazes de tornar uma marca única em seu segmento e um exemplo disso é o caso Veran Supermercados.
O caso Veran Supermercados
Com 52 anos de atuação, na região do Alto Tietê, 13 lojas, E-commerce e uma equipe de 1.420 colaboradores, o desafio da rede Veran foi, em um cenário mais competitivo, crescer as suas vendas sem comprometer as suas margens com as políticas agressivas de preço.
Para entender o comportamento e a satisfação dos clientes, a rede empregou a metodologia INSV (Índice Nacional de Satisfação do Varejo) para ouvir, periodicamente, a opinião dos consumidores sobre as suas compras nas lojas da rede e dos concorrentes.
O resultado foi um mapa de satisfação dos consumidores na região e uma lista de 80 indicadores, que incluía: preço, produto, atendimento e as lojas. Todo este material foi debatido com os gestores da empresa para selecionar quais atributos seriam utilizados em cada loja.
Com estas informações em mãos, a rede desenvolveu um programa de treinamento interno para os operadores de caixa e, assim, melhorou o atendimento. Para o relacionamento digital, a empresa criou as ações com base em geolocalização no entorno de cada loja e vai trabalhar o INSV de forma mais específica, priorizando aquelas que merecem mais atenção para o aumento das vendas.
O consumidor como o pilar central da estratégia
O caso Veran exemplifica uma das muitas formas para os varejistas definirem as estratégias inovadoras, com base na experiência e satisfação dos seus consumidores e da concorrência.
Com tanto conteúdo produzido nos mais diferentes canais, todas as empresas que analisarem no detalhe os comentários dos consumidores terão acesso a uma infinidade de dados espontâneos capazes de abrir novas frentes de marketing e comunicação para se destacar da concorrência.
As possibilidades são inúmeras. Uma empresa pode atrair novos clientes pela grande variedade de produtos que atendem as mais diferentes necessidades, investir em um atendimento diferenciado, educado e que presta um excelente serviço ou, até mesmo, nos atributos específicos de uma loja física (organizada, limpa, iluminada, ampla, confortável e aconchegante). Para as lojas on-line é possível se destacar pela navegação, a facilidade de encontrar e selecionar os produtos, uma entrega rápida ou um serviço de pós-venda acima da média.
Quando o atributo destacado na estratégia de atuação está em sintonia com os anseios dos consumidores fica muito mais fácil criar uma conexão autêntica e emocional, para atrair e fidelizar os clientes.
Quem é a Inroots?
Nós somos especialistas em comportamento do consumidor e usamos a tecnologia para coletar, agregar e analisar grandes volumes de dados sobre as experiências de compra em vários sistemas de origem: PDV, comércio eletrônico, redes sociais, mídia e programas de CRM. Com o Big Data disponível, aplicamos a estratégia de negócios e marketing para ativar os consumidores com um conjunto completo de conteúdo em seus mais diferentes pontos de contato com a marca.
Como analisamos os dados de comportamento de compra dos clientes?
Com a combinação de dados da pesquisa tradicional e as informações espontâneas geradas pelo consumidor na internet, a Inroots monitora, captura e analisa mais de 50 mil comentários sobre as experiências de compra em vários segmentos do varejo, como: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência, Eletromóveis, Drogaria e Perfumaria, Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral, Moda, Calçados e Artigos Esportivos, Material de Construção, Food Service, Livrarias e Papelarias, Óticas, Joias, Bijoux, Bolsas e Acessórios, e outros segmentos. Para mais informações, consulte o nosso site.
Compartilhar









