As 5 tendências no comportamento de consumo de supermercados para 2023
O consumidor está mais complexo. Depois de três anos de pandemia, algumas tendências devem ser vistas com atenção pelos varejistas. A procura por mais agilidade, conveniência e conforto se consolidou. A necessidade de conexão emocional, que já era um movimento em curso, acelerou e passou a ser uma prioridade. É preciso desenvolver um relacionamento próximo e constante, o que exige contar com as informações mais personalizadas e assertivas dos consumidores.
Além da loja física, o acesso à informação é cada vez maior nos diversos canais digitais como E-commerce, marketplaces, aplicativos de entrega, WhatsApp e outras redes sociais. O consumidor usa a internet em suas várias extensões, em busca não só do que é mais conveniente e mais fácil, mas, também, como uma forma de se sentir mais valorizado.
Neste contexto, o processo de escolha de um produto ou serviço conta com variáveis que, tempos atrás, não existiam. O desafio do varejista é encontrar mecanismos para entender e engajar o consumidor. É preciso desenvolver estratégias personalizadas que, ao mesmo tempo, dialoguem com as necessidades práticas do dia a dia e com a busca pelo bem-estar dos clientes. O que influencia a satisfação? O que motiva um comprador a voltar a consumir na mesma loja?
Com o objetivo de antecipar os pontos que serão mais valorizados pelos consumidores em 2023, o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), criado pela Inroots, analisou 96.658 comentários relacionados às experiências de compras em supermercados, entre janeiro e outubro do mesmo ano. A partir da união de ferramentas de Inteligência Artificial, que coletam e classificam os comentários e o olhar de especialistas no segmento, foi possível traçar os indicadores mais relevantes que podem fazer a diferença na satisfação do consumidor do varejo no próximo ano.
As mudanças no mercado são cada vez mais velozes e a voz do cliente é a base para entender o que faz as pessoas comprarem pela primeira vez e voltarem. O varejista que responder com mais rapidez a essas questões e trouxer a visão do cliente para o centro dos seus negócios, será capaz de sair na frente com as estratégias mais eficazes para alcançar o impacto direto nas vendas.
O que vai mexer o ponteiro da satisfação e das vendas em 2023?
1. A satisfação continuará em alta
Desde o início do ano, a satisfação é crescente, principalmente a partir de maio de 2022. A média, ao longo do ano, é de 74,33%. Isso significa que a cada 100 consumidores, 74 tiveram uma experiência de compra que os deixou satisfeitos. São esses clientes com alta satisfação que tem mais probabilidade de voltar a comprar na mesma loja.
Ao mesmo tempo, os dados mostram que, ainda, há espaço para melhorias. Primeiro, porque existe um percentual de pessoas ainda insatisfeitas. Segundo, porque o nível de exigência deve impactar ainda mais os consumidores e eles também estarão em busca de novas soluções para sua a conveniência e o seu bem-estar.
Com a manutenção do padrão visto, até agora, a projeção é de que a satisfação seja ainda mais expressiva no segmento para o próximo ano. Isso significa que a barra de excelência vai subir, o que aumenta o desafio para os supermercadistas em acompanhar o alto nível de satisfação. Afinal, se a concorrência alcançar os valores expressivos na satisfação do consumidor, ela deve atrair mais clientes para as suas lojas. Então, é preciso largar na frente.

2. O preço é e seguirá como o indicador mais expressivo da satisfação
Entre os temas mais relevantes para o consumidor, o preço se manteve na primeira posição, em 77,8% do tempo, entre janeiro e outubro deste ano. É com folga o tema que mais impacta na experiência de compra e, como mostra a curva de tendência, seguirá como o indicador mais relevante para 2023.

Como ler o gráfico acima: são apresentados os temas mais relevantes para os consumidores em cada mês. Os valores nos círculos representam a posição no período para o tema. Assim, o número 1 (um) significa a primeira posição, o 2 (dois), a segunda e assim por diante. Em cada mês, é possível constatar como os temas variam de acordo com a prioridade do consumidor.
Mesmo em um cenário que acena para uma recuperação econômica, um crescimento de empregos e uma redução da inflação, o endividamento da população ainda é um elemento-chave para que se mantenham os preços como componente essencial na satisfação do consumidor.
O preço é um dos principais gatilhos que levam os consumidores a se manifestar nas plataformas digitais e quando tratamos desta categoria ela envolve tudo o que está relacionado ao valor de uma mercadoria ou à facilidade de pagamento. Então, as promoções bem-feitas, o parcelamento de compras, a variedade nas formas de pagamento e os descontos para produtos próximos ao vencimento são os temas que mais mobilizam os consumidores nas plataformas digitais quando o assunto é o preço.
O preço é um fiel da balança capaz de mudar o sentido da satisfação dos consumidores. Ao mesmo tempo em que as pessoas se queixam dos produtos que consideram caros ou de promoções anunciadas que podem não se refletir em uma economia real, elas também elogiam os estabelecimentos onde os valores são mais competitivos e as ofertas estão mais alinhadas às suas principais necessidades.
Vale ressaltar que o consumidor nunca pesquisou tanto antes de comprar. Com tantas informações e ferramentas disponíveis, ele procura por preços mais acessíveis, variadas formas de pagamento e, claro, como outras pessoas avaliam aquela loja ou produto. Todos esses componentes somados é que vão determinar a sua decisão de compra.
O que o supermercadista deve ter em mente é que, quando o cliente vai até uma loja, ele já tem parâmetros qualificados como referência. Por isso, se o varejista conseguir surpreender o cliente, ele dará um passo decisivo para criar um diferencial de marca e aumentar a satisfação do consumidor.
3. A loja física continuará como um espaço soberano
Com a pandemia da Covid-19, em 2020, uma acelerada digitalização aconteceu no varejo. Com a necessidade de vender remotamente, muitos supermercadistas disponibilizaram um ou mais canais on-line para os seus clientes, como: a loja on-line, os marketplaces, os aplicativos de entrega ou, mesmo, o WhatsApp.
Mesmo aqueles que, ainda, não tinham experiência com os canais eletrônicos, tiveram que entrar na arena digital. Muitos aprenderam rápido, outros aproveitam o fim da pandemia para se organizar, corrigir as rotas e aprimorar os serviços on-line. Por sua vez, o consumidor aprendeu e se acostumou a fazer as compras no supermercado sem sair de casa, e é quase certo que esse hábito veio para ficar.
Porém, mesmo com o avanço significativo dos meios eletrônicos, a experiência física segue com relevância expressiva e essa tendência vai ser, ainda mais, acentuada em 2023.
Neste cenário, o atendimento é um pilar-chave para conquistar o cliente. Investir em um bom atendimento é sair na frente e contar com um diferencial para o próximo ano. Nesta categoria, chamam a atenção dois pontos que os consumidores demonstram em seus depoimentos:
- Funcionários preparados e atenciosos: a educação no trato com o cliente é fundamental. Os frequentadores das lojas esperam que os serviços complementem a experiência de compra com um relacionamento pessoal e humanizado;
- Filas nos caixas: aguardar atrás de muita gente significa que elas estão perdendo tempo, um ativo fundamental para as pessoas, na atualidade.
Além do relacionamento com o cliente, a loja tem outro papel fundamental na experiência de compra: a questão sensorial. O consumidor gosta de ver o frescor das frutas e dos legumes, da carne que vai comprar e, muitas vezes, a decisão só vem depois desse contato com o produto. Produtos industrializados, que estão nas embalagens, são mais fáceis de se pedir no canal on-line, pois, seguem um padrão que não se altera. Mas com os perecíveis a dinâmica é outra.
Outro componente que leva os clientes à loja é a agilidade para sair com os produtos. Escolher, pagar e levar. Essa ainda é a experiência que a maioria das pessoas espera ao visitar um supermercado.
No entanto, há outro fator que merece destaque, principalmente, pela possibilidade de novas estratégias que podem ser criadas a partir dele: o entretenimento. Muitos consumidores se referem ao fato de que ir ao supermercado é um momento de lazer. Mais do que comprar produtos essenciais, as pessoas separam os momentos para relaxar ou passar um tempo junto com a família.
Por isso, é essencial que os supermercados tenham uma estrutura que atenda às expectativas do cliente. Um exemplo que se destaca tem relação com a comodidade e com a forte ligação do brasileiro com os automóveis. Os comentários sobre o estacionamento são os que mais aparecem, com 32,98% do total das menções sobre a estrutura das lojas.
Além de um bom lugar para deixar os carros, as pessoas querem uma boa localização e organização das lojas. Caixas de autoatendimento, banheiros, organização, conservação e a limpeza das lojas também são diferenciais que costumam receber menções positivas.

4. O sortimento de produtos será o principal indicador no pilar de produtos
Ver uma prateleira vazia ou não encontrar um produto provoca muitas críticas dos clientes. O gráfico a seguir mostra como o sortimento é um item recorrente nas manifestações dos clientes, com 39,28% das menções quando o assunto é sobre os produtos.

À medida em que a deflação no setor alimentício se confirme e os preços diminuam, a tendência é a de que o índice de ruptura se estabilize. Mas a variedade dos produtos tem tudo para se manter como o tema mais valorizado pelo consumidor quando se fala da categoria de “produtos”. Afinal, como dissemos anteriormente, o tempo é valioso para os consumidores e a possibilidade de encontrar tudo o que precisa em um mesmo lugar faz uma grande diferença. Por isso, uma rede recebe muitos elogios quando as mercadorias desejadas pelos clientes são encontradas com facilidade.
Outros três temas sobre o produto, que se apresentam como diferenciais para os clientes:
- Qualidade: ela representa 26,19% dos comentários nesta categoria. Comparar os produtos perecíveis com outras redes é um hábito recorrente e, sem dúvida, é uma das chaves para se diferenciar da concorrência;
- Açougue, padaria e FLV concentram 30,89% dos comentários. São comuns os comentários sobre a aparência da carne, além dos elogios aos pães e doces, ou ao frescor das frutas e verduras.
- Bebida: a cerveja aparece em destaque neste tema, principalmente nas lojas que contam com os refrigeradores em que o cliente pode comprar o produto gelado. De novo, a conveniência atua na satisfação do consumidor.
5. O consumidor espera uma experiência completa na jornada de compra
Não basta focar em, apenas, um elemento da experiência de compra para aumentar a satisfação dos consumidores. Como explicado no início do texto, o consumidor é mais exigente e compara as lojas sob os mais diferentes aspectos. Isso significa que aumentar a satisfação depende da combinação de vários fatores.
Embora o preço esteja na frente das prioridades do consumidor, a análise mostra que todos os quatro pilares de satisfação (preço, produto, atendimento e loja) possuem alta representatividade na percepção da experiência de compra. Apesar de pequenas oscilações na relevância de cada item, todos eles são importantes para a satisfação dos clientes.

Em 2023, a tendência é que a importância desta combinação de fatores permaneça e que o varejista só consiga atingir a satisfação completa de seus clientes quando olhar para todos esses pilares de maneira integrada.
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